A exposição solar excessiva pode trazer danos à pele, como aquela conhecida vermelhidão, o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Mas o Sol também é necessário para que o nosso organismo possa produzir a vitamina D, indispensável para a saúde. Mas então, qual é o melhor horário? E qual deve ser o grau de proteção do filtro solar?
Os bebês até 6 meses têm a pele muito sensível. O banho de sol é recomendado por apenas 15 minutos diários, antes das 9h ou após a 16h (ou antes das 10h e após às 17h, no horário de verão). Os protetores solares não são recomendados, porque não foram fabricados para essa faixa etária, portanto, lugar de bebê é na sombra!
Para as crianças, existem os protetores apropriados para a pele infantil. O fator de proteção solar deve ser no mínimo 30, e os produtos na forma de creme ou loção permitem uma camada mais espessa e homogênea. O horário recomendado também é antes das 9h ou após as 16h (ou antes das 10h e após às 17h no horário de verão).
O protetor solar deve ser passado 15 a 30 minutos antes da exposição solar, em rosto e corpo (de preferência antes mesmo da criança colocar a roupa de banho, para passar em todas “dobrinhas”). O protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas, ou mesmo antes, se a criança ficar muito tempo na água, apresentar transpiração excessiva, ou secar-se com a toalha. Lembrar sempre de aplicar o protetor em áreas como dorso dos pés, pescoço, orelhas, que são facilmente esquecidos e tornam-se alvos frequentes de queimaduras.
Quando não se pode evitar o sol nos horários nocivos, devemos colocar nas crianças blusas e mesmo calças de tecidos leves de algodão. Use e abuse dos chapéus, pois cobrem o pescoço e as orelhas. As barracas devem ser de lona ou algodão, pois elas podem bloquear os raios ultravioletas em até 50% (as barracas de nylon não são adequadas, pois permitem a passagem de até 95% dos raios UV). Mesmo na sombra de uma barraca “adequada”, lembrar que a areia e a água funcionam como ”espelhos”, refletindo até 85% da luz solar. Portanto, a medida mais segura é sempre evitar os horários nocivos do sol!
Lembre-se sempre que hidratação é fundamental! Dê bastante líquidos às crianças: água, água de coco e sucos naturais ajudam a repor líquidos e sais minerais que o corpo perde no suor. Dessa maneira as crianças poderão aproveitar o melhor do verão!