sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O que é Puericultura?

Derivado do latim puer, pueri, significa criança.  O termo puericultura foi utilizado pela primeira vez em um tratado escrito pelo suíço Jacques Ballexserd em 1762.  Após ser difundida na Europa como pratica médica, em meados de 1890 a puericultura chegou ao Brasil.

Então, de que trata a puericultura?
A puericultura é a área da pediatria que tem por objeto a atenção ao crescimento, desenvolvimento físico e motor, linguagem, afetividade e aprendizagem cognitiva. Ela não só avalia cada um desses aspectos, como também observa como a criança se utiliza deles para se relacionar com as pessoas a sua volta.
Com a puericultura é possível detectar problemas precocemente, estabelecer diagnóstico de falha ou atraso do desenvolvimento em áreas específicas e intervir positivamente diante das alterações que surgirem.

“Até meados do século retrasado, não era mais do que um conjunto de noções e técnicas sobre cuidados de higiene, nutrição e disciplina de crianças pequenas, que era passado de mãe para filha ao longo dos tempos; logo, repleto de mitos e tabus. Foi, então, apropriada pela pediatria, que tratou de transformá-la gradativamente em uma ciência verdadeira, com aplicações muito mais amplas e abrangência etária bem maior”. D Blank